Os crimes ABC - Agatha Christie


— Quem é você? Você é da polícia?

— Eu sou melhor do que a polícia. — Disse Poirot. Disse isso sem arrogância consciente. Para ele, tratava-se de um simples fato.

Publicado pela primeira vez em seis de janeiro de 1936 no Reino Unido. Os crimes ABC narra mais uma aventura do detetive belga, Hercule Poirot. Desta vez Poirot recebe uma carta em que o remetente refere a si mesmo como “ABC”.

Sr. Hercule Poirot,

O senhor aprecia resolver mistérios que são difíceis demais para os nossos pobres policiais britânicos tapados, não é? Vamos ver, Sr. Brilhante Poirot, o quanto o senhor consegue ser brilhante. Talvez considere este osso duro demais de roer. Atenção a Andover, no dia 21 deste mês.

Sinceramente etc.,

ABC

A princípio ele pensa se tratar de uma piada de mau gosto, até que o primeiro assassinato acontece como descrito na carta. Não por acaso, em todas as cenas dos crimes um guia com os horários de trens ingleses (conhecido como guia ABC) é colocado junto ao cadáver. 

Mas o que quer, mom ami? Você me encara com um ar de devoção canina, e exige de mim um pronunciamento à la Sherlock Holmes! Agora, falemos a verdade: Eu não sei como é o assassino, nem onde vive e nem como pôr as mãos nele.

Sua maior dificuldade nesse caso é que as vítimas nada têm em comum uma com as outras, além do fato do homicida seguir a ordem alfabética de seus nomes para escolhê-las. Sra. Ascher em Andover, Sra. Barnard em Brexhill, Sir Clarke em Churston são as primeiras vítimas e levam parentes e amigos a formar, junto com Poirot e seu amigo Hastings, uma força tarefa para tentar capturar o assassino.

A morte, Mademoiselle, infelizmente origina uma predisposição. Uma predisposição favorável à pessoa morta.

Poirot passa a dar atenção ao aspecto psicológico do assassino e tenta desvendar como ele pensa, refazendo os passos do assassino, conversando novamente com as testemunhas e assim chega a uma conclusão digna dos grandes filmes de Hollywood.

Realmente a rainha do crime se superou mais uma vez. Quem será o assassino? Qual terá sido a sua motivação? Só lendo Os crimes ABC para encontrar essas e outras respostas desse quebra cabeça.

Frases:

  • Mademoiselle, as palavras são somente a outra face das ideias.
  • Acontece com ele o mesmo que com todas as pessoas tranquilas, sossegadas. Quando perdem a paciência, pensam até em vingança.
  • O romance pode ser um subproduto do crime.
  • Como me disse certa vez um velho sábio francês, a fala é uma invenção do homem para impedi-lo de pensar. E é também um meio infalível de se descobrir o que ele deseja ocultar.
  • Se as pequenas células cinzentas não são exercitadas por nós, criam ferrugem, meu caro.
  • Você pode testar e diversificar seus métodos como quiser, também seus gostos, hábitos, atitude intelectual, mas sua alma é revelada por suas ações.
  • Há um abismo incrível entre a palavra falada e a escrita. Há uma maneira de alterar as frases que deforma completamente o significado original das palavras.
  • Quando eu souber como o criminoso é, aí serei capaz de descobrir a sua identidade.
  • O elemento humano nunca pode ser ignorado.
  • Um louco é tão lógico e racional em suas ações como um homem mentalmente são, isso de acordo com seu ponto de vista peculiar e distorcido.
  • Um assassino é sempre um jogador. E, como muitos jogadores, um assassino normalmente não sabe quando parar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na escola - Carlos Drummond de Andrade

O morro dos ventos uivantes

As três experiências - Clarice Lispector