O morro dos ventos uivantes



O livro "O morro dos ventos uivantes" é o único romance da escritora inglesa Emily Bronte. Foi publicado em meados do século dezenove mais precisamente em 1847, recebendo fortes críticas na época pela forma agoniante com que narra a história de amor das personagens principais. Hoje ele é considerado um clássico da literatura inglesa. 

Resumo

A trama inicia com a chegada do patriarca da família Earnshaw que ao retornar de sua viagem a cidade londrina de Liverpool, trás com sigo um pequeno órfão que todos acham ser um cigano por conta de sua aparência. Heathcliff logo conquista a amizade de Catherine e o desprezo do irmão de sua nova amiga, Hindley Earnshaw. 

Com a morte dos pais Hindley passa a ser senhor do morro dos ventos uivantes, propriedade que da nome ao livro, e passa a tratar Heathcliff como um criado da casa lhe impondo uma serie de tarefas e obrigações degradantes, tornando-lhe uma pessoa bruta e com desejo de vingança.

Catherine por sua vez admiti para Nelly, a governanta da casa, que mesmo amando Heathcliff não poderia se casar com ele por este não ter condições de mante-los. Com isso ela acaba se casando com Edgar Linton um homem abastado e dono da propriedade vizinha, o que faz com que o irmão adotivo fuja e volte anos depois completamente mudado, agora um verdadeiro cavaleiro poderoso e cheio de rancor. Catherine então fica dividida em o marido, Edgar Linton e Heathcliff.

Infelizmente Catherine morre ao dar a luz a sua filha com Edgar, o que desperta em Heathcliff o desejo de vingança por todos aqueles que o separaram da sua amada. 

Resenha

Uma historia de amor agoniante posso assim classificar, mas você não consegue parar de ler enquanto não chega ao final para poder descobrir o desfecho da história.

Heathcliff torna-se uma pessoa tomada pelo ódio e desejo de vingança, ao ponto de todos lhe chamarem de demônio e desejarem o seu fim. A autora consegue nos fazer sentir, durante toda a sua narrativa, a frustração das personagens principais pelo amor não vivido e a odiar Heathcliff em muitos momentos o que faz a história ganhar uma melancolia do inicio ao fim. 

Imagina uma tempestade onde só no final é possível encontram a bonança. Enredo tipico das tragedias gregas, onde e apenas no fim, começamos a ver a calmaria após toda a tempestade que marca a narrativa.

Citações 

"O mundo inteiro é um terrível álbum de recordações a provar que ela existiu e que eu a perdi!"

"Dizes que te matei, persegue-me então! A vítima persegue seus matadores, creio eu. Sei que fantasmas têm vagado pela terra. Fica sempre comigo.. encarna-te em qualquer forma... torna-me louco! Só não quero que me deixes neste abismo, onde não posso te encontrar! Oh, Deus! é inexprimível! Não posso viver sem minha vida! Não posso viver sem minha alma!"

"Por que você traiu seu próprio coração, Cathy? Você me amava. E que direito você teve de me deixar? A pobre fantasia que você sentia por Linton? Nada que Deus ou Satanás pudessem infligir teria nos separado. Você o fez de sua própria vontade. Eu não quebrei seu coração, Cathy, você o quebrou. E o quebrando, você quebrou o meu."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na escola - Carlos Drummond de Andrade

Os crimes ABC - Agatha Christie