"O Bruxo do Cosme Velho"



Um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Machado de Assis soube retratar como ninguém a sociedade de sua época. Sendo incrivelmente atual até hoje. Para conhecermos melhor o autor de "Dom Casmurro" reunimos aqui dez curiosidades sobre esse imortal.
1. De família humilde Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. O seu avô foi escravo em uma chácara no morro do Livramento, no Rio de Janeiro, onde o escritor nasceu e foi batizado pela dona da casa, Maria José de Mendonça Barroso. A mãe, portuguesa de Açores, faleceu quando Machado tinha 10 anos. Sua única irmã morreu vítima de sarampo com sete anos de idade. 
2. Começou a trabalhar desde muito cedo, no início da juventude, vendeu doces feitos pela madrasta e engraxou sapatos. Escreveu nove textos teatrais e foi crítico dessa forma de arte desde os 21 anos. Também trabalhou como jornalista. 
3. Machado de Assis era epilético e gago, o que contribuiu para formação de sua personalidade insegura e reclusa. Além disso, Machado de Assis, por ser mulato, enfrentou muito preconceito para conseguir reconhecimento. 
4. Foi casado por 35 anos com Carolina Machado, quatro anos mais velha que o autor, mas não tiveram filhos. “Machadinho”, como o autor assinava as mensagens de amor para a noiva, lhe escrevia cartas que previam o destino do casal: “… depois, querida, ganharemos o mundo, porque só é verdadeiramente senhor do mundo quem está acima das suas glórias fofas e das suas ambições estéreis.” Alguns especialistas dizem que era Carolina quem ajudava o marido na revisão dos seus textos. Com a morte da mulher, Machado entrou em profunda depressão e escreveu para o amigo Joaquim Nabuco: “Foi-se a melhor parte da minha vida, e aqui estou só no mundo”
5. Tradutor responsável por uma das primeiras traduções do conto “O Corvo”, de Edgar Allan Poe. O autor brasileiro falava francês, língua que alguns acreditam que ele aprendeu com um padeiro, também traduziu “Os Trabalhadores do Mar”, de Victor Hugo. 
6. "Bruxo do Cosme Velho” foi o apelido dado pelos vizinhos, pois teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa que ficava na Rua Cosme Velho. O apelido só pegou quando o poeta Carlos Drummond de Andrade fez o poema “A um bruxo, com amor, em homenagem ao escritor.
7. Fundador da ABL (Academia Brasileira de Letras) ocupou a cadeira 23 — na época, a primeira cadeira foi designada a José de Alencar. Machado foi o primeiro presidente da instituição.
8. O autor era excelente enxadrista participou do primeiro campeonato brasileiro ficando em terceiro lugar. As peças que utilizou estão expostas até hoje na Academia Brasileira de Letras. 
9. A imagem de Machado de Assis foi estampada na cédula de mil cruzados, que circulou entre 1987 e 1990. 
10. Faleceu no dia 29 de setembro de 1908 na casa do Cosme Velho. Segundo alguns biógrafos, as últimas palavras de Machado de Assis antes de morrer foram: “A vida é boa”. O discurso da cerimonia fúnebre de Machado de Assim foi feito por Rui Barbosa. O autor foi sepultado no cemitério São João Batista em 1908, mas seus restos mortais foram transferidos para a sede da Academia Brasileira de Letras em 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na escola - Carlos Drummond de Andrade

O morro dos ventos uivantes

Os crimes ABC - Agatha Christie